É hora de liberar?
- perguntacomdominio
- 11 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Tenho recebido muitas ligações, aqui na redação do Jornal do Síndico, de síndicos e síndicas

perguntando sobre a liberação das áreas comuns nos condomínios.
Posso liberar o salão de festas? E a academia, como fica? Esses são alguns dos questionamentos que nos chegam.
É uma conversa difícil, pois envolve diferentes pontos de vistas e situações bem particulares de cada condomínio.
Uma síndica, por exemplo, pediu a minha opinião sobre ela fazer uma festa no salão do condomínio dela. Comentou que seria uma festa para poucas pessoas e todos da mesma família. Que seriam pessoas mais idosas e sem o consumo de bebidas alcoólicas.
O que a preocupava, era o precedente que ela poderia abrir no condomínio. "Minha preocupação é que outros também queiram fazer festa e não tenham a mesma preocupação que eu tenho" disse-me a certa altura.
Este é o ponto!
Estamos passando por uma crise sem precedentes e, pelo que estamos percebendo, ela está longe de acabar. Os números de casos e óbitos em relação à Covid-19, estão voltando a crescer e o momento é de ponderação.
Meses atrás, passamos por um período de relativo declínio nos casos de coronavírus e muitos síndicos iniciaram um movimento de flexibilização das áreas comuns dos seus condomínios. Fizemos até um programa do projeto coMorar sobre o assunto, com o advogado Kênio de Souza Pereira, vale a pena ver. Tá no canal do Jornal do Síndico no YouTube.
No meu entendimento, ainda não é o momento do "liberou geral". A liberação das áreas comuns do condomínio devem ser feitas com muito critério e com o envolvimento dos moradores. Uma enquete entre os condôminos pode ser uma boa iniciativa. Pergunte o que eles acham. Liste as áreas do seu condomínio e coloque opções do tipo: liberar total; liberar com restrições e não liberar. É só um exemplo. Você pode montar a sua enquete de acordo com a realidade do seu condomínio. As respostas darão à administração, parâmetros para conduzir o assunto da melhor forma.
O que não é aconselhável é que o síndico tome uma decisão unilateral, que possa gerar mais conflito na convivência entre moradores.
Quase todos os síndicos que me procuram, estão em busca de exemplos práticos, perguntam se existe alguma legislação, em vigor, sobre essa questão para passar para seus condôminos.
Como disse, cada condomínio vive uma realidade própria. São muitas pessoas que pensam de forma variada e conseguir um consenso, nesses casos, é quase impossível. Mas diante de tanta solicitação, vou me arriscar a listar algumas ações que podem servir de norte, para você aplicar no seu condomínio. São elas:
Salão de festas - Essa é a área mais complicada no condomínio, principalmente nessa época de fim de ano. Geralmente, os salões são áreas fechadas e com pouca ventilação. Por esse motivo, acho aconselhável que continue fechado. É impossível para a administração do condomínio, ficar fiscalizando o que ocorre em cada comemoração.
Academia - Da mesma forma que o salão de festas, a academia também é um ambiente fechado e merece muita atenção. Porém, diferente do salão, a academia é frequentada por um número menor de pessoas. Aqui, o conselho seria limitar o uso para um determinado número de pessoas, por vez. Alguns profissionais recomendam que seja utilizado até 30% da capacidade, por vez. E a higienização com álcool em gel, deve ser feita antes e após a utilização de cada equipamento.
Piscina - Geralmente elas estão localizadas em áreas abertas, o que dificulta o contágio. Mas deve-se manter as mesas e espreguiçadeiras a uma distância de, no mínimo, três metros umas das outras.
Quadras - As práticas de esportes coletivos, como as "peladas", devem ser evitadas, em função do contato muito próximo entre os praticantes. O Tênis, por ser um esporte praticado por apenas duas pessoas, que se confrontam à distância, pode ser tolerado.
Brinquedotecas e salas de vídeos - Por ser ambientes fechados, não é recomendado a sua utilização, principalmente as brinquedotecas, por existirem muitos brinquedos cuja higienização é de difícil controle.
Salão de jogos - Também depende muito do fluxo de pessoas no ambiente. Se as mesas e equipamentos estiverem muito próximos, seu uso deve ser restrito.
Churrasqueiras e espaços gourmet - Outra área muito utilizada por condôminos. Diferente do salão, esses espaços ficam em locais abertos, mas são utilizados, em sua grande maioria, para confraternizações que vão gerar aglomerações.
Enfim! São apenas sugestões de quem lê e discute muito o assunto.
Caso você tenha alguma sugestão, fala aí pra gente nos comentários. Vamos evoluir juntos no assunto.
.png)







Comentários