top of page

Por que ter um fundo de reserva?

  • perguntacomdominio
  • 11 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Outro dia recebi uma ligação de um condômino reclamando sobre a omissão do síndico em relação à conservação do condomínio. Ele estava indignado! Disse-me que estava tentando vender sua unidade, mas que estava difícil, pois esbarrava num questionamento da maioria dos pretendentes: seu apartamento é ótimo, mas o condomínio está mal conservado.


Ele relatou uma série de situações que demonstrava a falta de conservação do condomínio – pintura da fachada danificada, jardins mal cuidados, sinais de infiltrações e reboco caindo, má iluminação, etc – e estava culpando o síndico por tudo.


Perguntei a ele há quanto tempo morava no prédio e qual era o perfil dos moradores. Disse-me que morava há mais de 15 anos, que era um prédio pequeno, de moradores de classe média, localizado num bairro nobre da cidade.


Perguntei também se o condomínio não tinha um fundo de reserva. Ele me respondeu que toda vez que isso era discutido em assembleia, não era aprovado para não aumentar a taxa de condomínio.


Chegamos ao ponto da questão!



Muitos condomínios relutam em criar um fundo de reserva, seja para reforma ou pequenas manutenções emergenciais com o objetivo de não aumentar a taxa de condomínio.


E o resultado disso é, exatamente, o relato do nosso amigo aí. Existem no mercado imobiliário, vários imóveis para aluguel e venda que ficam "encalhados" por falta de conservação do imóvel ou do condomínio.


Por que eu vou comprar ou alugar um imóvel mal conservado se, na mesma rua ou região, eu encontro outro do mesmo padrão em melhores condições de uso, na maioria das vezes pelo mesmo valor ou por uma pequena diferença no preço?


Uma vez, numa conversa com um profissional da área imobiliária, ele me disse que uma reforma, bem executada, em um prédio mais antigo, pode valorizar as unidades deste condomínio em até 30%, em média.


Agora, nosso amigo disse que mora no condomínio há, pelo menos, 15 anos. Será que ele já foi síndico? Será que ele votou contra ou a favor da instituição do fundo de reserva?


Não podemos colocar na "conta" do síndico que está ocupando o mandato atual, tudo aquilo que se refere a um padrão de administração da comunidade condominial como um todo. É no mínimo, injusto!


O fato é: se quem mora em condomínio não constituir um fundo de reserva destinado à conservação da edificação, vai passar a mesma raiva que nosso amigo aqui. Quando resolver vender a unidade, seja para mudar para um lugar melhor ou mesmo por necessidade, vai perder, em termos financeiros, muito mais do que a poupança destinada para o fundo.


E não adianta que a sua unidade esteja toda reformada.



 
 
 

Comments


coMorar%20(3)_edited.png

coMorar

  • Spotify - Círculo Branco
  • instagram
  • facebook

©2019 por @isis.sendoeu para @Co.Morar                                                      

  • instagram
  • facebook
bottom of page